terça-feira, 20 de abril de 2010

Complicado? Sim. Porém, vale a pena ler? Com certeza.




Terminei de ler esses dias a primeira parte da saga Senhor dos Anéis (Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel).

A aventura se passa vários anos depois de outra história contada por Tolkien, O Hobbit. Bilbo, agora já no fim da sua vida, resolve ir embora do Condado e deixa a cargo de seu sobrinho, Frodo, o papel de ser o encarregado do Um Anel. Gandalf, o Cinzento, amigo de Bilbo, aconselha Frodo a destruir o Anel para impedir que o Inimigo (Sauron, e seu aliado, Saruman) tome posse do mesmo e domine por completo a Terra Média. Então, Frodo e o seu jardineiro, Sam, saem do Condado com o objetivo de fugirem dos servos do Inimigo e procurarem dar fim à arma capaz de acabar com o mundo que conhecem, sendo estes dois futuramente escoltados por um grupo, com o nome de Sociedade do Anel.

Se está pensando em começar a criar o hábito da leitura AGORA, a partir desse livro, não o faça. Mas, se você já está acostumado a ler e quer experimentar algo "épico", Senhor dos Anéis é uma boa pedida. A narrativa é pesada, e os capítulos são longos (alguns passando de trinta páginas), por isso é bom ter paciência e o hábito de ler, senão é provável que o leitor não consiga terminá-lo.





Mas isso não quer dizer que o livro é ruim, pelo contrário: é fantástico. Tolkien descreve com perfeição o mundo que criou, e conta a história de modo natural, sem a pressa de chegar ao fim; os personagens são tratados muito bem também, e para cada um foi criado a sua história própria. Para quem já viu os filmes, certamente se sentirá como se tivesse assistindo ele em alguns momentos do livro.

Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel é um ótimo livro para quem quiser conhecer melhor a famosa trilogia dos cinemas, e para os fãs de histórias épicas. Porém, recomendo que leia O Hobbit primeiro, porque alguns acontecimentos no livro são ligados à obra anterior, que relata a aventura de Bilbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário