sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Tolkien: um mestre da fantasia


Agora a pouco acabei de terminar de ler O Hobbit, uma das várias publicações do famoso escritor J.R.R Tolkien.

Para quem não sabe, O Hobbit conta acontecimentos antes da saga O Senhor dos Anéis, e está sendo adaptado para um filme dividido em duas partes, com lançamento previsto para 2011 ou 2012.

O livro conta a história de Bilbo Bolseiro, um hobbit que leva uma vida tranquila e sem muitas ambições, dificilmente se afastando de sua casa. Os seus tempos de calmaria acabam-se quando o mago Gandalf, em conjunto com um grupo de anões, o convocam para uma aventura, onde devem derrotar o terrível dragão Smaug, guardião de um tesouro de valor incalculável.


A narrativa de Tolkien é bastante descritiva, mas não cansativa, sendo utilizada nos momentos certos. Quem já viu os filmes da saga O Senhor dos Anéis certamente não terá dificuldade de vizualiar os cenários e personagens presentes no livro.

Tolkien criou um mundo totalmente novo e um estilo revolucionário para a época; desde então, muitos livros de fantasia têm o escritor como principal influência.

Com uma narrativa diferente e fantástica, O Hobbit merece uma conferida para todos os fãs de fantasia, e é altamente recomendada a leitura do mesmo antes de iniciar os livros da saga O Senhor dos Anéis. O único deslize são os capítulos relativamente longos e a narrativa diferenciada,o que me fez demorar um pouco para me adaptar ao estilo; porém, cada página valeu a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário