domingo, 31 de janeiro de 2010

Mais do que uma mera adaptação



O que não falta hoje em dia no cinema são adaptações de livros para filmes. O Senhor dos Anéis, Harry Potter, Crepúsculo, O Código da Vinci e As Crônicas de Nárnia são alguns exemplos. Como podem notar, todos os diretores seguiram fielmente o estilo da história, sem nenhuma mudança brusca (exceto os cortes claro). Mas será que alguém se arriscaria a pegar um clássico da literatura mundial e realizar pequenas (porém importantes) mudanças no estilo? Sim, é isso que vi hoje no cinema em Sherlock Holmes.

Para quem já leu alguma obra de Arthur Conan Doyle (aliás, recomendo Sherlock Holmes e o Cão dos Baskerville), muito provavelmente o início da sessão será um pouco estranha (assim como foi para mim), porque o espectador conhece um Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.) ativo, ágil, lutador e forte, assim como o seu amigo e parceiro de trabalho, John Watson (Jude Law), que é um médico que já serviu a Inglaterra em várias guerras pelo mundo. Nesse momento o filme não me pareceu tão bom, mas só nesses dez minutos iniciais.



Ao desenvolver do filme, me senti cada vez mais atraido por essa mudança no contexto, deixando o filme mais dinâmico e agitado, que com certeza tem como objetivo principal atingir um público maior. Não, o filme não é só apenas o estilo de ação clássico que estamos acostumados a ver. Por todo o filme, Holmes faz as suas excepcionais deduções sobre o caso de um misterioso criminoso que tenta assombrar a Inglaterra, e futuramente o mundo.

Adicionando o belo trabalho de som e ambientação, Sherlock Holmes é um excelente filme de ação, sendo você ou nao leitor dos livros. Com certeza Arthur Conan Doyle está se remoendo em seu túmulo, provavelmente aplaudindo o (brilhante) novo modo de abordagem que foi criado para o seu detetive britânico.

Avaliação do bonequinho* :


* Para quem não conhece, o jornal O Globo (Rio de Janeiro) usa o famoso ''bonequinho'', que vai de dormindo à aplaudindo em pé, com intuito de avaliar os filmes em cartaz. Vou passar a utilzá-lo porque me facilita bastante a dar uma nota final ao leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário