segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

New Super Mario Bros Wii - análise


Em primeiro instante, devemos frisar que New Super Mario Bros Wii (NSMBW) não é um port da versão para DS, New Super Mario Bros DS (NSMBDS). Apesar da semelhança sonora, jogabilidade e gameplay, o jogo é mais uma criação nova da série de jogos do bigodudo encanador, tenista, corredor, entre outros.

O enredo (como sempre), é simples e fácil de entender. A princesa Peach é raptada por Bowser Jr, fazendo a equipe formada por Mario, Luigi e dois Toads saírem à procura da donzela.

Para os que já jogaram NSMBDS, será no início como se estivesse jogando o mesmo jogo. Porém, há uma série de alterações em NSMBW, como indicarei abaixo:


Yoshi está de volta!

Tornando-se excelente montaria, Yoshi possui as mesmas propriedades nos antigos jogos da série (matar inimigos engolindo-os e pulando em cima deles; caso seja atingido por algum adversário, Mario cairá de Yoshi, que começará a correr pelo mapa até que Mario o alcance novamente), e uma novidade: ao pular e segurar o botão de pulo no ar, o dinossauro flutuará por alguns segundos até cair.



Novos itens

Alguns power ups foram excluídos, mantendo os seguintes itens já presentes em jogos anteriores: Mushroom, Fire Flower, Star Power e Mini Mushroom. Foram adicionados:

- Propeller Mushroom
Chacoalhando o Wii Remote, Mario recebe um impulso e pode facilmente alcançar áreas altas, e cai lentamente.

- Ice Flower
Uma versão da Fire Flower que ao invés de atirar bola de fogo, serão de gelo. Inimigos atingidos pelos projéteis serão congelados, podendo ser utilizados como plataforma ou jogado contra outros inimigos.

- Penguin Suit
Versão melhorada da Ice Flower. Além de permitir atirar bolas de gelo, Mario não escorregará ao passar por pisos de gelo.


Estocagem de itens

Em NSMBDS, o jogador podia ter um item de reserva e utilizá-lo a qualquer momento durante uma fase, apelas tocando na sua imagem com a stylus. Em NSMBW, o sistema de estocagem foi modificado. Com a possibilidade de acumular vários itens, o jogador poderá já entrar na fase os utilizando no overworld (fora das fases).

Por exemplo, você deseja utilizar um Mushroom antes de encarar uma fase difícil. Basta ir no menu de estoque de itens e selecionar o power up desejado. Então a fase iniciará com Mario sob o efeito do item.


Quick Save

Quem nunca se irritou por poder salvar em NSMBDS apenas ao alcançar os castelos, que atire a primeira pedra.

Na versão para Wii, você pode salvar a qualquer momento com o Quick Save, que salva o jogo exatamente no estágio onde o jogador parou, e o faz retornar ao menu inicial.




Mario + amigos

Lembra-se lá em cima de que Mario, Luigi e dois Toads foram à procura da princesa Peach? Essa deixa leva ao modo multiplayer, onde até quatro pessoas podem jogar as fases do jogo ao mesmo tempo, algo nunca até antes visto na série. Garantia de risadas, trabalho em equipe e (talvez) alguns xingamentos. Há também o modo Coin Battle, onde os jogadores disputam quem consegue capturar mais moedas até o final do tempo.

Jogabilidade

NSMBW é jogado com o Wii Remote sem Nunchuck, virado na posição horizontal, semelhante ao controle de NES. Algumas ações no jogo necessitam do uso da tecnologia de detecção de movimentos, como mexer em mecanismos de pontes para incliná-las para cima ou para baixo.

Os gráficos encaixam perfeitamente ao estilo Mario: simples, mas na versão para Wii é notável o brilho extra, tornando as fases mais vivas e bonitas. A trilha sonora não deixa a desejar, mesclando sons antigos e novas criações.


Conclusão e opinião do escritor

NSMBW é um dos melhores jogos para Wii, se não o melhor do console da Nintendo em 2009. Em single player é um ótimo jogo, mas juntando mais três amigos torna-se uma experiência inesquecível.

Nota: 9.5/10

6 comentários:

  1. pr mim esse jogo (NSMBW) misturou tdas as jogabilidades de tds os jogos do mario desde o tijolao do nintendo até o portatil do DS,por exemplo no Super Mario 3, ele podia se tranformar num Sapo e agora no NSMBW pode ser tranformar um Piguim. Só pesso q corrijam uma coisa, o yoshi podia flutuar! se vcs tiveram infancia msm lembraria de um jogo de Super Nintendo q chamava YOSH'S LAND q ele jah usava esse artifio. Msm assim o jogo é foda!!

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  2. Eu me referi ao Yoshi flutuar porque é algo novo em jogos em que ele e o Mario aparecem juntos, não em jogos exclusivos do Yoshi.

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  3. + ele esta com o mario msm sendo bebe!

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  4. esse jogo eh mto foda
    + soh eh legal se vc tiver amigos pra joga
    sozinho n tem graça

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  5. o valdi tem razao, NSMBW APARECE ser um jogo feito pr jogar em conjundo e n sozinho se o jogo oferecesse + coicas seria foda como os Minigames presentes na versão do DS ou posso esta me equivocando pois estou acustumado à joga no modo classico que só joga com o mario e sozinho.

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  6. E aí mat o/ striders ake
    enfim velho, no wii essa joça nao funciona kra, pra qm é viciado como eu ta de boa, lindinho e panz, mas pra qm é newcomer = b o s t a. Prefiro galaxy

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