segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Visão diferenciada do esporte na sociedade



Indicado à dois oscars, Invictus mostra como o presidente recém-eleito Nelson Mandela (Morgan Freeman) tenta dar apoio ao rugby nacional (esporte na época do Apartheid somente para brancos) como uma forma de unir negros e brancos, nessa nova África do Sul. Mas não só no esporte. Por exemplo, o presidente escolhe negros e brancos para formarem o seu grupo de segurança.

A decisão de Mandela é impressionante. Eu sei que o esporte é capaz de unir as pessoas de diferentes etinias e situações socioeconômicas, mas não do modo em que é representado no filme. O presidente procura sempre dar incentivo aos jogadores, os tentando passar o sentimento de estarem jogando por uma nação só, não apenas o público branco.

Enquanto os brancos querem negros foram do rugby, Mandela tem a difícil missão de convencer os negros de gostarem do mesmo esporte das pessoas que as oprimiram e humilharam no passado.




A atuação de Morgan Freeman é impecável. Além de ser parecido com o ex-presidente da África do Sul, Freeman pegou perfeitamente o espírito de libertação que Mandela propôs na época. Às vezes nem parecia que era um ator falando, e sim o próprio Mandela.

Invictus é um filme fantástico, por mostrar como o esporte pode influir em uma nação, a exemplo do Brasil que está se mobilizando para a Copa do Mundo. Mesmo para quem não entende sobre rugby irá gostar, e aprender um pouco sobre esse esporte.

Avaliação do bonequinho:

Nenhum comentário:

Postar um comentário