terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Um passado distante ou um futuro possível?



Nos tempos modernos, onde todos dizem em que os direitos humanos estão devidamente estabelecido e que a paz veio para reinar no século XXI, poucos acreditam que as atrocidades cometidas no passado voltarão; mas elas podem. O filme alemão A Onda (Die Welle, na língua alemã) nos faz refletir sobre o assunto.

A história se passa na Alemanha, onde o professor Reiner recebe a função de ensinar Autocracia aos seus alunos. Como poucos deles são interessados no assunto, o professor pergunta uma questão: "é possível que o totalitarismo volte à Alemanha?". Todos discordam, e ao longo do filme o expectador descobrirá porque estavam errados.

Reiner cria um tipo de grupo na sala de aula (com o nome de A Onda), aplicando idéias básicas do totalitarismo, como obediência, respeito máximo ao líder do grupo (ele mesmo) e pensar em todos os membros como se fossem um só.

Ao longo de uma semana, os alunos começam a ficar obcecados pelo grupo, levando à criação de um logo, websites e uniformes próprios. Apesar da extrema união entre os membros, começam a ocorrer atos de violência. Aqueles que discordam da idéia são totalmente excluídos, agredidos (verbalmente ou fisicamente) e em alguns casos, alunos passam a ter na A Onda como um estilo de vida, estando totalmente submetidos à mesma. Sem perceber, Reiner percebe que a situação está fora de controle, o que leva a surpreerdentes acontecimentos ao longo do filme.

O filme nos faz pensar sobre a sociedade atual, e em nosso futuro. Não devemos deixar esses movimentos atuais (neonazismo, skinheads) ganharem força, senão podemos voltar à época das ditaduras fascistas. E devemos tomar cuidado com esses ideias, porque antes que você perceba, estará totalmente tomado por elas.

A Onda é um melhores filmes que vi na vida. Não pelo trabalho sonoro, musical e efeitos especiais, e sim pela reflexão que é proposta. Coisas que eu nunca imaginaria que aconteceriam mais no mundo são ainda (bem) possíveis, e A Onda nos mostra isso claramente.


Avaliação do bonequinho:

Nenhum comentário:

Postar um comentário